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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-30102012-111718
Documento
Autor
Nombre completo
Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Presidente)
Alves, Gloria da Anunciacao
Callai, Helena Copetti
Munanga, Kabengele
Silva, Vivian Batista da
Título en portugués
A África e suas representações no(s) livro(s) escolar(es) de Geografia no Brasil - 1890-2003
Palabras clave en portugués
África
Ensino
Geografia humana
Livro didático
Resumen en portugués
O presente estudo analisa o conteúdo relativo ao continente africano no livro escolar. O recorte temporal abrange desde a introdução de conteúdos sobre a África nos manuais de Geografia, em 1890, pela reforma educacional Benjamin Constant, até a implementação da obrigatoriedade desse conteúdo no currículo básico em 2003, com a Lei nº 10.639/03. A análise está dividida em quatro partes, abordando um livro didático por período, priorizando aqueles que atingiram um maior número de alunos, segundo o Ministério da Educação (MEC). Nosso objetivo foi debater a forma como esse continente foi tratado pela Geografia escolar presente do livro didático. Nossa hipótese de trabalho é a de que o conteúdo sobre a África é tratado nos livros didáticos com um enfoque de dominação territorial de caráter colonial imperialista.
Título en inglés
Africa and its representations in Geography textbook in Brazil - 1890-2003
Palabras clave en inglés
Africa
Education
Geography human
Textbook
Resumen en inglés
The present study analyzes the content on the African continent in the textbook. The time frame covers from the introduction of the content, about Africa in the manuals of Geography in 1890 by Benjamin Constant education reform, through the implementation of the mandatory content of the basic curriculum, in 2003 with the Law No. 10.639/03. The analysis is divided into four parts, addressing a textbook per period, prioritizing those who have attained a greater number of students according to the Ministry of Education (MEC). Our goal was to discuss how this continent was treated by the present school Geography textbook. Our working hypothesis is that the content about Africa is treated in textbooks with a focus on territorial domination of the imperialist colonial character.
 
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Fecha de Publicación
2012-10-30
 
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