• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-30102012-111718
Document
Auteur
Nom complet
Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Président)
Alves, Gloria da Anunciacao
Callai, Helena Copetti
Munanga, Kabengele
Silva, Vivian Batista da
Titre en portugais
A África e suas representações no(s) livro(s) escolar(es) de Geografia no Brasil - 1890-2003
Mots-clés en portugais
África
Ensino
Geografia humana
Livro didático
Resumé en portugais
O presente estudo analisa o conteúdo relativo ao continente africano no livro escolar. O recorte temporal abrange desde a introdução de conteúdos sobre a África nos manuais de Geografia, em 1890, pela reforma educacional Benjamin Constant, até a implementação da obrigatoriedade desse conteúdo no currículo básico em 2003, com a Lei nº 10.639/03. A análise está dividida em quatro partes, abordando um livro didático por período, priorizando aqueles que atingiram um maior número de alunos, segundo o Ministério da Educação (MEC). Nosso objetivo foi debater a forma como esse continente foi tratado pela Geografia escolar presente do livro didático. Nossa hipótese de trabalho é a de que o conteúdo sobre a África é tratado nos livros didáticos com um enfoque de dominação territorial de caráter colonial imperialista.
Titre en anglais
Africa and its representations in Geography textbook in Brazil - 1890-2003
Mots-clés en anglais
Africa
Education
Geography human
Textbook
Resumé en anglais
The present study analyzes the content on the African continent in the textbook. The time frame covers from the introduction of the content, about Africa in the manuals of Geography in 1890 by Benjamin Constant education reform, through the implementation of the mandatory content of the basic curriculum, in 2003 with the Law No. 10.639/03. The analysis is divided into four parts, addressing a textbook per period, prioritizing those who have attained a greater number of students according to the Ministry of Education (MEC). Our goal was to discuss how this continent was treated by the present school Geography textbook. Our working hypothesis is that the content about Africa is treated in textbooks with a focus on territorial domination of the imperialist colonial character.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-10-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.