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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2024.tde-23082024-111114
Documento
Autor
Nome completo
André Souza da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Bueno, Aparecida de Fatima (Presidente)
Carelli, Fabiana Buitor
Gandolfi, Leonardo Garcia Santos
Marteleto, Edimara Lisbôa
 
Título em português
Sem teto, entre ruínas: a imagem de Portugal em a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe
Palavras-chave em português
Europa
História
Literatura Portuguesa
Memória
Portugal
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma leitura do romance a máquina de fazer espanhóis (2010), de Valter Hugo Mãe, a partir do percurso analítico de duas personagens: o narrador António Jorge da Silva o Sr. Silva e o seu colega de asilo Cristiano Mendes da Silva o Silva da Europa. À luz do primeiro, buscamos compreender a imagem de Portugal em confronto com a memória da ditadura salazarista encerrada em 25 de abril de 1974 e, por meio do segundo, o balanço do ingresso do país na então Comunidade Econômica Europeia em 1º de janeiro de 1986, cujo exame leva-nos também a debater a influência de Espanha sobre o imaginário português. Assim, baseado no olhar dos dois Silvas e nos estudos de teóricos como Eduardo Lourenço (1978), Margarida Calafate Ribeiro (2004), Maurice Halbwachs (1991), Fredric Jameson (2007), Ecléa Bosi (1979) e Boaventura de Sousa Santos (2011), procuramos demonstrar a forma como a obra confronta velhos lugares do passado, abre as portas a um futuro menos impregnado pela mitologia colonial e debate o presente ao apresentar um novo destino para a história portuguesa.
 
Título em inglês
Without ceiling, among ruins: the image of Portugal in a machine make spaniards, by Valter Hugo Mãe.
Palavras-chave em inglês
Europa
History
Memory
Portugal
Portuguese Literature
Resumo em inglês
This essay presents the reading of Valter Hugo Mães novel a máquina de fazer espanhóis (2010) from the analytical course of two characters: the narrator António Jorge da Silva Sr. Silva and his colleague from the asylum Cristiano Mendes da Silva Silva da Europa. Following the first character, we seek to understand Portugals image when confronted with the memory of Salazars dictatorship which ended on April 25, 1974, and, through the eyes of the second, the aftermath of the countrys admission to the (then) European Economic Community on January 1, 1986, whose analysis leads us to discuss Spains influence in Portugals imaginary. Thus, from the perspective of both Silvas and theoretical studies by Eduardo Lourenço (1978), Margarida Calafate Ribeiro (2004), Maurice Halbwachs (1991), Fredric Jameson (2007), Ecléa Bosi (1979) and Boaventura de Sousa Santos (2011), we aim to demonstrate how this book faces ancient places from the past, welcomes a future with less colonial mythology, and discusses the present by proposing a new fate for the Portuguese history.
 
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Data de Publicação
2024-08-23
 
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