• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-28062024-124522
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Gomes de Souza
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Jubran, Safa Alferd Abou Chahla (Presidente)
Arbex Junior, José
Farah, Paulo Daniel Elias
Título en portugués
O Islã nos livros didáticos de história de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental no período de 1985 a 2004
Palabras clave en portugués
Divergências entre textos
Fontes da religião islâmica
Islã
Livro didático de História
Religião islâmica
Resumen en portugués
Esta pesquisa analisa as informações trazidas pelos livros didáticos de História de 5ª a 8ª série do ensino fundamental brasileiro, editados no período de 1985 a 2004, a respeito do Islã. Para isso, foram recolhidas as informações nos livros didáticos e comparadas com as trazidas pelas Fontes Islâmicas. Encontraram-se inúmeras divergências, que foram classificadas como factuais ou conceituais e analisadas. Verificou-se que algumas dessas divergências podem causar prejuízos ao processo de ensino/aprendizagem sobre o tema, por trazerem erros, cometerem equívocos ou por não zelarem pela linguagem utilizada, o que acabaria distorcendo certos fatos e levando à formação de preconceitos. Chamou-se a atenção, ainda, para o papel que o livro didático tem na vida do aluno e sobre a necessidade de cuidados na preparação desses livros, especialmente o de História
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Didactic books on History
Differences in texts
Islam
Islamic religion
Sources of lslamic religio
Resumen en inglés
The objective of this work is to analyze didactic books on History adopted by high schools in Brazil (from grade 5 to 8). In order to do that, these didactic books, edited between 1985 and 2004 and that portray Islam in different ways, were compared with Islamic sources. Several differences, whether factual or conceptual, were analyzed. This research has found that some divergences may result in damage to the teaching/learning process when this subject is dealt with because these texts contain mistakes or because it does not pay attention to the language adopted, and this distorts some facts and causes prejudice. This work emphasizes the role of didactic books and the need of attention when editing a book, especially one about History
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2005_AnaGomesSouza.pdf (25.44 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-06-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.