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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-12072024-171812
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Eduardo Martins de Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Paulo Fernando da Motta de (Presidente)
Harmuch, Rosana Apolonia
Nery, Antonio Augusto
Pavanelo, Luciene Marie
Título em português
A penitência em Mistérios de Lisboa, Livro Negro de Padre Dinis e O Ermitão do Muquém
Palavras-chave em português
Camilo Castelo Branco
Livro Negro de Padre Dinis
Mistérios de Lisboa
Penitência
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo principal a análise dos romances Mistérios de Lisboa (1854) e Livro Negro de Padre Dinis (1855) de Camilo Castelo Branco. Em nossa leitura, os penitentes são os personagens principais desses livros. Partindo desta premissa, procuramos descobrir por que eles ocupam papel de destaque nessas obras e o que eles poderiam representar. Para alcançarmos o primeiro desses objetivos, apresentaremos um panorama da ascensão do romance em língua portuguesa, bem como a situação do mercado editorial português do século XIX. Em relação ao segundo, mostraremos como o catolicismo foi preponderante na história de Portugal, inclusive na formação do reino. A hipótese levantada neste estudo é a de que Camilo dialoga com uma tradição de outros textos que têm como foco o catolicismo e uma visão messiânica. Ao seguir esse modelo, o autor foi capaz de transformar esses dois livros em sucessos comerciais. Defendemos que os penitentes são uma alegoria de Portugal. Sendo assim, da mesma maneira que eles precisam cumprir sua expiação e seguir a orientação divina, Portugal também precisaria receber o castigo divino e seguir os passos futuros indicados pela Providência. Inseridos em contextos de dissolução, em que vemos a passagem do Antigo Regime para a Idade Contemporânea, os penitentes podem ter representado um amparo para uma parte considerável do público leitor português da primeira metade do século XIX, que se sentia temeroso em relação às mudanças profundas que ocorreram. Inicialmente, a dissertação continha um breve cotejo com o romance brasileiro O Ermitão do Muquém (1869) de Bernardo Guimarães, que também tem um penitente como protagonista. Contudo, seguindo o parecer da banca, esta parte foi retirada
Título em inglês
The Penance in Mistérios de Lisboa, Livro Negro de Padre Dinis and O Ermitão do Muquém
Palavras-chave em inglês
Camilo Castelo Branco
Livro Negro de Padre Dinis
Mistérios de Lisboa
Penance
Resumo em inglês
The main goal of this dissertation is to analyze the novels Mistérios de Lisboa (1854) and Livro Negro de Padre Dinis (1855) written by Camilo Castelo Branco. We intend to find out why the penitents are the main characters in these novels and what they might represent. In order to reach the first of these objectives, we are going to present an overview of the rise of the novel in the Portuguese language, as well as the situation of the Portuguese editorial market of the nineteenth century. As for the second goal, we are going to show how Catholicism was preponderant in Portugal's history, including the formation of the kingdom. The hypothesis offered in this study is that Camilo dialogues with a tradition of other texts that have Catholicism and a messianic vision as a focus. By following this model, the author was able to make these two books a commercial success. We defend the idea that the penitents are an allegory of Portugal. Therefore, in the same way that the penitents need to fulfill their penance and follow the divine guidance, Portugal would also need to receive the divine punishment and follow the steps given by the Providence. Within contexts of dissolution, in which we see the passage of the Ancien Régime to the Contemporary Age, the penitents might have represented a comfort to a considerable part of the Portuguese public in the first half of the nineteenth century, that felt fearful towards the deep changes that occurred. Initially, this dissertation contained a brief comparison with the Brazilian novel O Ermitão do Muquém (1869), written by Bernardo Guimarães, that also has a penitent as protagonist. However, following the understanding of the Examination Board, it was removed
 
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Data de Publicação
2024-07-12
 
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