• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-12072024-171812
Documento
Autor
Nombre completo
Luiz Eduardo Martins de Freitas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Oliveira, Paulo Fernando da Motta de (Presidente)
Harmuch, Rosana Apolonia
Nery, Antonio Augusto
Pavanelo, Luciene Marie
Título en portugués
A penitência em Mistérios de Lisboa, Livro Negro de Padre Dinis e O Ermitão do Muquém
Palabras clave en portugués
Camilo Castelo Branco
Livro Negro de Padre Dinis
Mistérios de Lisboa
Penitência
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo principal a análise dos romances Mistérios de Lisboa (1854) e Livro Negro de Padre Dinis (1855) de Camilo Castelo Branco. Em nossa leitura, os penitentes são os personagens principais desses livros. Partindo desta premissa, procuramos descobrir por que eles ocupam papel de destaque nessas obras e o que eles poderiam representar. Para alcançarmos o primeiro desses objetivos, apresentaremos um panorama da ascensão do romance em língua portuguesa, bem como a situação do mercado editorial português do século XIX. Em relação ao segundo, mostraremos como o catolicismo foi preponderante na história de Portugal, inclusive na formação do reino. A hipótese levantada neste estudo é a de que Camilo dialoga com uma tradição de outros textos que têm como foco o catolicismo e uma visão messiânica. Ao seguir esse modelo, o autor foi capaz de transformar esses dois livros em sucessos comerciais. Defendemos que os penitentes são uma alegoria de Portugal. Sendo assim, da mesma maneira que eles precisam cumprir sua expiação e seguir a orientação divina, Portugal também precisaria receber o castigo divino e seguir os passos futuros indicados pela Providência. Inseridos em contextos de dissolução, em que vemos a passagem do Antigo Regime para a Idade Contemporânea, os penitentes podem ter representado um amparo para uma parte considerável do público leitor português da primeira metade do século XIX, que se sentia temeroso em relação às mudanças profundas que ocorreram. Inicialmente, a dissertação continha um breve cotejo com o romance brasileiro O Ermitão do Muquém (1869) de Bernardo Guimarães, que também tem um penitente como protagonista. Contudo, seguindo o parecer da banca, esta parte foi retirada
Título en inglés
The Penance in Mistérios de Lisboa, Livro Negro de Padre Dinis and O Ermitão do Muquém
Palabras clave en inglés
Camilo Castelo Branco
Livro Negro de Padre Dinis
Mistérios de Lisboa
Penance
Resumen en inglés
The main goal of this dissertation is to analyze the novels Mistérios de Lisboa (1854) and Livro Negro de Padre Dinis (1855) written by Camilo Castelo Branco. We intend to find out why the penitents are the main characters in these novels and what they might represent. In order to reach the first of these objectives, we are going to present an overview of the rise of the novel in the Portuguese language, as well as the situation of the Portuguese editorial market of the nineteenth century. As for the second goal, we are going to show how Catholicism was preponderant in Portugal's history, including the formation of the kingdom. The hypothesis offered in this study is that Camilo dialogues with a tradition of other texts that have Catholicism and a messianic vision as a focus. By following this model, the author was able to make these two books a commercial success. We defend the idea that the penitents are an allegory of Portugal. Therefore, in the same way that the penitents need to fulfill their penance and follow the divine guidance, Portugal would also need to receive the divine punishment and follow the steps given by the Providence. Within contexts of dissolution, in which we see the passage of the Ancien Régime to the Contemporary Age, the penitents might have represented a comfort to a considerable part of the Portuguese public in the first half of the nineteenth century, that felt fearful towards the deep changes that occurred. Initially, this dissertation contained a brief comparison with the Brazilian novel O Ermitão do Muquém (1869), written by Bernardo Guimarães, that also has a penitent as protagonist. However, following the understanding of the Examination Board, it was removed
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.