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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2024.tde-26072024-123244
Document
Auteur
Nom complet
Cícero Alexsande dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Chauvin, Jean Pierre (Président)
Oliveira Neto, Pedro Fernandes de
Silva, Rejane Vecchia da Rocha e
Zamboni, Marcia Valéria
Titre en portugais
Temporalidades e memórias em disputa nas obras Ensaio sobre a cegueira e A máquina de fazer espanhóis
Mots-clés en portugais
História
José Saramago
Literatura engajada
Memória
Valter Hugo Mãe
Resumé en portugais
O propósito desta pesquisa consiste em cotejar as composições Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe. A vinculação de ambos os escritores com o âmbito político, bem como suas concepções acerca da humanidade e identidade, transparece em suas obras literárias. Nesse sentido, almeja-se desvelar a trajetória literária de José Saramago, desde seu autoexílio na Espanha até a laureação com o Prêmio Nobel, tendo como marco a publicação de "Ensaio" em 1995; simultaneamente, analisam-se os caminhos percorridos no conjunto de obras romanescas de Valter Hugo Mãe, estruturados pela noção de memória nas fases infantil, adulta e senil. A aproximação destes dois romances confere uma ambivalência semântica: por um lado, distinguem-se pela perspectiva de mundo, caracterizada por uma espécie de sociologia do ceticismo em Saramago e por uma filosofia da esperança em Mãe; por outro lado, aproximam-se ao abordarem a crise da humanidade capitalista para além das fronteiras portuguesas, mediante conceitos como alienação, trabalho e memória. Embasadas em uma concepção de materialismo histórico e do comparatismo literário, estas duas obras são interpretadas nesta pesquisa como exemplos de uma literatura comprometida e que, alicerçada na história, logra questionar e suscitar reflexões acerca de regimes ditatoriais, a exemplo do salazarismo, que afligiu Portugal por mais de quatro décadas. Partindo deste ponto, destaca-se a centralidade da figura do bom homem na instauração de conflitos históricos, sobretudo aqueles capazes de fundir a memória individual e coletiva em suas polivalências. Ademais recai sobre os cidadãos comuns a responsabilidade de restaurar o mundo em ambas as obras, suscitando nos protagonistas uma reflexão acerca de suas hipocrisias e incapacidades de lidar com o caos. Por fim, a apreensão das noções de tempo burguês revela-se um ponto nevrálgico na aproximação dessas obras, tidas como um marco na literatura portuguesa
Titre en anglais
Temporalities and memories in argument in the novels Ensaio sobre a cegueira and A máquina de fazer espanhóis
Mots-clés en anglais
Engaged literature
History
José Saramago
Memory
Valter Hugo Mãe
Resumé en anglais
The purpose of this research is to compare the works Ensaio sobre a cegueira, by José Saramago, and a máquina de fazer espanhóis, by Valter Hugo Mãe. The engagement of both writers with the political sphere, as well as their conceptions of humanity and identity, is evident in their literary works. In this context, the aim is to unveil José Saramago's literary journey, from his exile in Spain to receiving the Nobel Prize, with a fundamental moment being the publication of Ensaio, in 1995. Simultaneously, an analysis is conducted on the understanding of literature found in the body of fictional works by Valter Hugo Mãe, understood to be structured by the notion of memory in childhood, adulthood, and old age. The convergence of these two novels imparts a semantic ambivalence: on one hand, they differentiate themselves through their point of view, characterized by a kind of sociology of skepticism, in Saramago and a philosophy of hope, in Mãe; on the other hand, they draw closer by addressing the crisis of capitalist humanity beyond Portuguese borders, employing concepts such as alienation, labor, and memory. Grounded in a conception of historical materialism and literary comparativism, these two works are apprehended as examples of committed literature that, rooted in history, succeeds in questioning and extracting reflections on dictatorial regimes, such as Salazarism, which afflicted Portugal for over four decades. From this starting point, the centrality of the figure of the virtuous man in the establishment of historical conflicts is emphasized, particularly those capable of merging individual and collective memory in their multiple meanings. Furthermore, the responsibility of restoring the world falls upon ordinary citizens in both works, prompting the protagonists to reflect on their hypocrisies and incapabilities in dealing with chaos. Finally, the grasp of bourgeois notions of time proves to be a crucial point in approaching these works, considered landmarks in Portuguese literature
 
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Date de Publication
2024-07-26
 
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