• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2011.tde-01112011-111616
Documento
Autor
Nombre completo
Jacqueline Camargo Nogueira Contreiras
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Malachias, Maria Elena Infante (Presidente)
Pizzato, Michelle Camara
Sano, Paulo Takeo
Título en portugués
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer
Palabras clave en portugués
Biologia do Conhecer
Humberto Maturana
Relação pedagógica
Resumen en portugués
Nesta pesquisa estudamos a Biologia do Conhecer do epistemólogo chileno Humberto Maturana e discutimos as implicações educacionais da mesma. Foram investigadas as concepções sobre a relação pedagógica de 46 professores de ciências em exercício que aceitaram participar deste estudo exploratório com o objetivo de identificar o quanto essas concepções docentes se aproximavam ou se distanciavam das ideias propostas por Maturana. Para obter as concepções dos professores foi elaborado um com uma escala do tipo Likert com notas de 1 a 9. Além disso, se pediu ao professor que respondesse por extenso a quatro questões dissertativas. A análise quantitativa dos dados obtidos pela escala Likert, foi feita utilizando o teste de análise de variância (ANOVA) e o teste Tukey para comparação de médias. Os textos produzidos pelos professores foram analisados qualitativamente pelo método dedutivo utilizando três categorias teóricas. Os resultados mostram que as concepções expressas pelos professores se distanciam das ideias de Maturana. A emoção em sala de aula é considerada de extrema importância, mas a razão é ainda mais valorizada, o conhecimento é considerado o fundamento do humano. Em geral não se valoriza o diálogo, e aparentemente o professor desempenha seu trabalho utilizando uma máscara social. Finalmente se discute que a relação de ensino/aprendizagem deveria promover relações humanas na sala de aula, e se as ideias de Maturana fossem discutidas durante o processo de formação inicial e continuada de professores, poderiam estimular a reflexão do professor e gerar a possibilidade de transformações na relação pedagógica destes profissionais.
Título en inglés
The classroom, be together and the transformation from the perspective of Biology of Cognition
Palabras clave en inglés
Biology of Cognition
Humberto Maturana
Pedagogical relationship
Resumen en inglés
In this research we study the biology of Cognition of the Chilean epistemologist Humberto Maturana, and discuss his educational implications to the pedagogical relationship teacher-student-knowledge. We investigate also the conceptions of the pedagogical relationship of 46 active science teachers who agreed to participate in this exploratory study. The goal was to identify how close conceptions of science teachers are from the ideas proposed by Maturana. To get teachers ideas was prepared test asking if they agree or not with 15 ideas adapted from the works of the author, through a Likert-type scale with notes from 1 to 9. In addition, teachers were asked to respond in writing to four questions in order to share their criticisms, suggestions and thoughts about the test and also about the ideas of Maturana. The quantitative analysis of data obtained by scale Likert was made using the test analysis of variance (ANOVA) and Tukey test for comparison of averages. The texts produced by the teachers were analyzed qualitatively by deductive method using three theoretical categories. The results show ideas expressed by teachers do not match those from Maturana. The emotion in the classroom is considered of extreme importance, but the reason is even more valued, as knowledge is considered the foundation of human. In general the dialogue is not valued, and the teacher plays his role using a social mask. Finally it discusses that the relationship of teaching/learning should promote human relationships in the classroom. And that Maturana's ideas, discussed during the process of initial and continuous training of teachers, could stimulate the reflection of the teacher and generate the possibility of changes in pedagogical relationship of these professionals.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-12-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.