• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2024.tde-29072024-155623
Documento
Autor
Nombre completo
Vera Lucia Aparecida Silva Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Cardenuto Filho, Reinaldo
Costa, Maria Cristina Castilho
Iavelberg, Rosa
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Vasconcellos, Camilo de Mello
Título en portugués
A linguagem artística de Antonio Benetazzo, num tempo de ditadura
Palabras clave en portugués
Antonio Benetazzo
Arte
Corpo operante
Ditadura
História
Mundo habitado
Olhar perceptivo
Resumen en portugués
A pesquisa com intuito de contribuir com a história, mostra ao negacionismo que, mesmo não admitindo e a justiça não reparando todos os violados, 1964, existiu, e a partir dele, muitas pessoas tiveram suas vidas transformadas por perdas e lutos, esse tempo se estendeu até 1985. Nesta pesquisa abordamos a história de Antonio Benetazzo, um ítalo-brasileiro que viveu no Brasil de 1951 a 1972. Benetazzo, era estudante de arquitetura e filosofia, um artista que deixou aproximadamente 200 obras, que se encontram guardadas em casas de amigos e familiares. O artista se empenhou na luta pelo fim da opressão do país. Democracia que usufruímos na atualidade. Analisamos momentos da história e da história da arte, para compreender a trajetória de Antonio Benetazzo, artística e militante. Para isso, utilizamos pesquisas e bibliografias de historiadores e pesquisadores que se debruçam sobre a época. Para avizinhar-se dos movimentos criativos do artista, nos aproximamos dos fundamentos teóricos da fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty, para situar compreensões sobre percepção do olhar, corpo operante e mundo habitado, no processo criativo
Título en inglés
The language of Antonio Benetazzo, in dictatorship time
Palabras clave en inglés
Antonio Benetazzo
Art
Dictatorship
History
Inhabited World
Operating body
Perceptive gaze
Resumen en inglés
The research with the intention of contributing to history, show to denialism that, even though dont accepting and the justice won't repairing all the violated's, 1964, existed, and by then, a lot of people have their life's changed for the lost's and mourning, this time extended until 1985. In this search we discussed the history of Antônio Benetazzo, an Italo-Brazilian who lived in Brazil in 1951 until 1972. and philosophy student, an artist who left about 200 works, which are kept in the homes of friends and family. The artist was committed to the fight to end oppresion. Democracy that we enjoy today. Analyzing moments of the history and the history of art, to understand the walk through of Antonio Benetazzo, artistic and militant. To do this, we use research and bibliographies from historians and researchers who focus on the time. To get closer with the creative movements of the artist, we approached the Maurice Merleau-Ponty foundations of perceptions phenomenology to situate understandings about the perception of the look operation body and inhabited world in the creative process
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.